Você está aqui > Ignorar Hiperligações de NavegaçãoISEC > Departamentos > DEE > CURSOS > Especialização Tecnológica > EA                    
       tel:       +351 239 790 320
       fax:      +351 239 790 321
       e-mail:  sec-dee@isec.pt

Curso de Especialização em Energia e Automação


Características


A formação do CET em Energia e Automação três vertentes:
• Formação Geral e Cientifica
• Formação Tecnológica
• Formação em Contexto de Trabalho.

As Principais características deste Curso são:
   > Qualificação Profissional, através de Diploma de nível V
   > Possibilidade de acesso ao ensino superior por candidatura especial, com equivalência a disciplinas
   > Possibilidade de concluir a Matemática e Física do 12º ano
   > Integração no mercado de trabalho através de estágio numa empresa.
O CET em Energia e Automação visa preparar profissionais com um perfil multidisciplinar nas áreas das tecnologias de Energia e Automação. Deverá ser capaz de forma autónoma ou integrado numa equipa, programar, planear, executar e gerir instalações e equipamentos tendo em vista a optimização da quantidade de energia e o cumprimento dos requisitos da qualidade, normas e regulamentos de segurança.

Existe uma necessidade específica e clara, por parte do tecido socio-económico local e regional, de técnicos especializados, mas não todos de nível superior. Neste sentido, a qualificação de quadros técnicos para estas áreas é de grande importância, justificando a aposta do Estado na formação tecnológica. Possibilitando a um maior número de jovens uma formação capaz de contribuir para a inovação tecnológica nos recursos energéticos e uma empregabilidade mais imediata.

Assim, com o CET em Energia e Automação, pretende o Departamento de Engenharia Electrotécnica do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra responder às necessidades das indústrias da região formando técnicos de nível não superior, em períodos de tempo relativamente curtos (em comparação com a formação de técnicos de nível superior), com um perfil adequado às necessidades, das empresas.
 
Os formandos ficam igualmente preparados para prosseguir os seus estudos no ensino superior, nomeadamente nos cursos de licenciatura ministrados pelo Departamento de Engenharia Electrotécnica e Electromecânica (DEE) do ISEC, onde poderão obter creditação escolar a determinadas disciplinas.

Tem acesso ao CET, entre outros, os titulares de Ensino Secundário, em particular os provenientes de áreas tecnológicas ou científico-naturais, bem como de Cursos Profissionais. Têm ainda acesso os alunos que tenham obtido aprovação em todas as disciplinas de 10 e 11º ano (de acordo com os respetivos planos curriculares) que tendo frequentado o 12º ano não o tenham concluído. Neste caso, realizarão disciplinas de formação adicional e, por essa via, após conclusão do CET, ser-lhes-á reconhecido o nível Secundário de Educação (de acordo com o DL 88/2006).
 
Os alunos matriculados num CET podem, à semelhança dos alunos de licenciatura, candidatar-se aos apoios da Ação Social Escolar (bolsas).
 
 
 
Definir como homepage | Adicionar aos Favoritos | Ficha técnica | Webmaster
© copyright 2005 ISEC. Todos os direitos reservados
Rua Pedro Nunes - Quinta da Nora - 3030-199 COIMBRA
Telef: + 351 239 790 200 | Fax: + 351 239 790 201 | E-mail: info[at]isec.pt